Ir para o conteúdo

Siga-nos

Tecnologia e o Transporte de Cargas

Atualmente muito se fala sobre tecnologia, e o que ela nos proporcionou ao longo dos anos, mas o que é tecnologia? Em um contexto geral, a tecnologia é o uso de conhecimento e técnicas adquiridas para facilitar um trabalho, ou a execução de uma tarefa, portanto a tecnologia vem desde antigamente, e é mais antiga do que se pode imaginar. Ela nos proporcionou diversos benefícios e vem gradualmente ganhando mais força e visibilidade tanto para comunicação, quanto para a locomoção. 

Dentre eles estão a redução de custos, pois é possível ter uma organização melhor de finanças, apresentando uma visibilidade melhor dos gastos da empresa; facilita a comunicação interna, sendo possível se comunicar com filiais, clientes e funcionários de forma rápida e prática; crescimento da força de vendas; entre muitos outros benefícios. 

O transporte de carga teve sua evolução logo após a revolução industrial, com a demanda aumentando, foi necessário novos meios e formas de transportar mercadorias mais rápido. Os primeiros caminhões surgiram a partir de 1895 e com as evoluções tecnológicas foram criados variados tipos de caminhões como o Veículo Urbano de Carga (VUC), que apresenta um porte menor e é recomendado para circular em espaços urbanos; Caminhão semi-pesado; Cavalo Mecânico, que é apenas a cabine, rodas e tração do caminhão e as Carretas. Há algumas outras variações e adaptações de acordo com cada carga, como caminhões para transportar carga viva ou então produtos que necessitam de refrigeração. 

Além dos novos tipos, outras melhorias surgiram por conta da tecnologia, que fizeram com que a carga fosse transportada com mais segurança e chegasse ao destino mais rápido. A tecnologia proporcionou também, para os transportes de carga, diferentes formas de rastrear cargas evitando perda ou extravio como Identificadores por radiofrequência, que ajuda a rastrear a mercadoria por meio de um chip; sistemas de geolocalização que também informam referências sobre o caminhão e o motorista e o desempenho de cada veículo; e Sistemas computadorizados de rastreio. Houve a criação do Sistema de Gestão de Transporte (TMS) que otimiza a atividade do transporte no geral, como cálculo de frete, gestão de fluxo e planejamento de rotas, e a criação de mapas inteligentes, possibilitando que gestores elaborem uma rota de acordo com volume, distância e prazo de entrega.  

Todas essas melhorias e implementações são frutos da tecnologia e graças a ela estamos caminhando cada vez mais para eficiência e elevando o nível de atendimento para satisfação de cada cliente.

Eduarda Lhewicheski Gross

Escritora

6/4/2021 5:06:23 PM

Entre em contato conosco

Todos os direitos reservados. Transportes 2 de Julho - 01.149.601/0001-23

Desenvolvido por